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Entenda a diferença entre site mobile x responsivo

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Por mais os dois sejam considerados sites e que ambos abram perfeitamente em dispositivos portáteis, a diferença entre as duas plataformas é grande.

De forma bem direta, a diferença é que o site responsivo se molda a qualquer resolução e o site mobile é um segundo site, específico para resoluções menores. Na prática, são duas formas de construção de sites bem distintas.

Entenda a diferença histórica

O primeiro site que surgiu, bem no início da navegação por celulares e antes de qualquer tablet ser inventado, foi a versão mobile. Na época do Orkut, por exemplo, se o usuário quisesse uma versão resumida bastava acessar o link com a letra m no início (m.orkut.com), ja se desejasse a versão completa, era só retirar o M do link e o site abria integralmente, independente do dispositivo. Por muito tempo, o G1 (site de notícias da Globo) também tinha sua versão mobile, apartada do site principal.

Quando os tables surgiram e os smartphones foram popularizados, os sites na versão mobile ganharam ainda mais fôlego. Era “chic” ter um site mobile, logo, as pequenas empresas aderiam a moda digital.

Imagine que a sua casa tem portas muito pequenas para a altura da sua família, porém ela foi construída originalmente de maneira inadequada e no lugar de reformar, ficaria mais fácil construir uma outra casa ao lado.

Porém, devido a grande diversidade de tamanhos de tela e a variedade de aparelhos de acessavam a internet, o conceito de responsividade começou a ser adotado. A partir daí, não fazia sentido fazer dois sites distintos com o mesmo conteúdo e para o mesmo público, o ideal era fazer apenas um site que se moldasse a qualquer tipo de resolução.

Seguindo essa forte tendência, o Google começou a priorizar os sites responsivos nos resultados das buscas. Hoje o fato de ser responsivo não é mais um diferencial, é uma obrigação de um bom site – falamos mais sobre isso na matéria “A importância de ter um site responsivo“.

Os mobiles estão caindo em desuso. Quando há necessidade de se desmembrar conteúdos entre computadores e celulares, desenvolve-se um aplicativo – mais conhecido como APP – que comporta muito mais recursos.

 

 

 

 

Conheça as nossas estratégias de marketing digital

Nós sabemos que pra dar resultado de verdade, não basta ter apenas um site ou postar aleatoriamente nas redes sociais. É preciso realizar um projeto conciso, desenvolvido totalmente de acordo com a sua realidade, as suas necessidades e principalmente com a linguagem que seu público deseja. Só assim os resultados serão alcançados.

Isso é justamente o que fazemos na agência 3 LADOS: o planejamento completo de marketing digital, integrando todas as ações necessárias para atingir o objetivo.

Sim, toda empresa pode ter ótimos resultados a partir da divulgação (correta) na internet, independente do segmento de atuação ou do que for comercializado. Sempre há uma estratégia adequada, basta estudar e implementar.

Nós podemos ajudar. Solicite uma proposta para entender exatamente o que podemos fazer para sua empresa crescer e se destacar.

Gabriel Lontra
Gabriel Lontra
Consultor de marketing digital e CEO da agência 3 LADOS. Formado em comunicação social e relações-públicas (IESB) e pós-graduado em marketing para produtos e serviços (Uni-CEUB), acumula mais de 12 anos de atuação na área de comunicação e marketing.

3 Comentários

  1. […]  Você não terá um site responsivo, ele terá uma versão mobile. A diferença é grande, entenda melhor lendo esta matéria. […]

  2. Obrigado por compartilhar! Eu realmente aprendi muito.

  3. MakeUp disse:

    Obrigado.Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

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