O Coronavírus apareceu, uma nova crise já começou. Como a sua empresa irá reagir? Conheça 4 vacinas básicas para sua empresa.

Infelizmente o COVID-19 é um assunto que está na mente de todos. Dos céticos aos “paranoicos”, os temores estão relacionados da saúde física à saúde financeira. A maioria está preocupara em se precaver, mas os os empresários tem mais uma preocupação precaução na mente: como evitar que seus negócios não sejam afetados pela epidemia e pela recessão prevista.

Dado o assunto polêmico, o que muitas empresas (e infelizmente muitas agências despreparadas) fizeram? A velha receita: copia-se algumas dicas, cria-se um card com as informações – com o logotipo bem destacado pra tentar fazer propaganda – publica-se em todas as redes sociais e simplesmente todo o esforço não gera nenhum resultado.

O problema é que antes de fazer este tipo de receita comum, nenhum empresário pensa se:

  • Isso realmente chamará a atenção do seu cliente?

  • No que isso agregará a sua marca?

  • Qual a probabilidade de alguém seguir suas dicas? Sendo que são as mesmas que a internet toda está postando as mesmas coisas…

  • Será que algum visitante vai pensar “nossa, que empresa diferente e preocupada, vou comprar dela somente por isso”?

Que o tom de ironia seja perdoado, mas o recado a ser passado é que por trás de cada ação de marketing é preciso ter um objetivo claro. Postar por postar certamente não leva a nada, ao contrário, os internautas estão cansados de desperdiçar a sua preciosa atenção com mensagens irrelevantes e isso pode causar um efeito colateral.

Agora vamos aos fatos, afinal do que isso tudo pode afetar sua empresa…

Além da saúde da sua equipe, há rumores bem evidentes que haverá a recessão no mercado. Nós, particularmente, preferimos usar o termo “ruptura de mercado”, pois o caos levará a transformações consideráveis no mercado, obrigando muitas marcas a saírem da zona de conforto e se reinventar.

Os modelos de negócio mais defasados e antiquados certamente serão balançados, mas neste caso é um mal que virá para o bem – entendam, o mercado tem que ser renovado.

Apostamos, inclusive, em três mudanças radicais:

  1. O mercado se transformará e a maioria dos negócios vão ter que se adaptar severamente ou se reinventar por completo.
  2. O trabalho por home office, que já era uma tendência, vai se intensificar mais ainda. Quem começar a ter que trabalhar de casa vai se deparar com toda disciplina necessária, mas talvez essa tendência permaneça em ascensão, mesmo depois que a epidemia passar.
  3. O marketing digital, que já tinha sua importância reconhecida cada vez mais, será muito mais intensificado. As pessoas estarão mais em casa e mais conectadas; os panfletos no sinal serão menos aceitos (menos do que já eram, há tempos). As decisão de compra será mais balizada por pesquisas na internet e os ecommerces e APPs de entrega serão ainda mais usados, mesmo por quem não costumava comprar pela internet.

Se no início desta matéria falamos do que não fazer em relação a este triste assunto, nada mais justo que listar algumas dicas do que pode ser feito…

Vamos as vacinas para sua empresa:

  • O primeiro cuidado é evitar o oportunismo. Se o seu negócio não tem nenhuma ligação (ao menos aparente) com o Coronavírus, não adianta tocar no assunto porque está na moda. Se não for agregar, melhor nem falar. Por outro lado, se você conseguir fazer ligações entre o vírus e o seu negócio, faça sem medo mas com muito cuidado.

  • Mostre sua preocupação com fatos. Muitas empresas estão adaptando horários, disponibilizando álcool gel em suas dependências, reforçando a limpeza, adaptando procedimentos e etc. Se este for o seu caso, demonstre ao seu público tudo que você está fazendo e o que pretende fazer; em formato de conteúdo relevante.

  • Produza conteúdo rico. Principalmente se a sua atuação for em um nicho específico, você pode criar ímãs digitais para ajudar o seu público; lembrando que o conteúdo tem que ser de autoria própria e relevante. Por exemplo, se você atende restaurantes, você pode fazer um PDF com os principais cuidados que um restaurante tem que adotar… Se atender condomínios, dê dicas imprescindíveis ao síndico para que ele implemente no condomínio…

  • Brindes úteis são bons mimos. Na hora do clima de fragilidade e medo, confeccionar máscaras personalizadas e/ou distribuir saches de álcool gel podem despertar a empatia do seu público, demonstrando através de fatos a sua preocupação.

  • Comunique-se com todos os públicos. Você não tem apenas clientes, você pode fazer comunicações dirigidas aos outros públicos, tais como os leads, parceiros, colaboradores e etc…

Enquanto uns choram, outros vendem lenços – Nizan Guanaes

Infelizmente o vírus está aí, aumentando cada vez mais os casos e fatalidades no Brasil. As pessoas e as empresas serão afetadas, de uma forma ou de outra, com este triste fenômeno. Cabe a cada um se prevenir e se adequar. Quanto ao marketing, esperamos dar a nossa contribuição nesta matéria.

Conheça as nossas estratégias de marketing digital

Nós sabemos que pra dar resultado de verdade, não basta ter apenas um site ou postar aleatoriamente nas redes sociais. É preciso realizar um projeto conciso, desenvolvido totalmente de acordo com a sua realidade, as suas necessidades e principalmente com a linguagem que seu público deseja. Só assim os resultados serão alcançados.

Isso é justamente o que fazemos na agência 3 LADOS: o planejamento completo de marketing digital, integrando todas as ações necessárias para atingir o objetivo.

Sim, toda empresa pode ter ótimos resultados a partir da divulgação (correta) na internet, independente do segmento de atuação ou do que for comercializado. Sempre há uma estratégia adequada, basta estudar e implementar.

Nós podemos ajudar. Solicite uma proposta para entender exatamente o que podemos fazer para sua empresa crescer e se destacar.

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Renata
Renata
6 meses atrás

Materiaaa show!!!