A importância de ter um site responsivo

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Desde 2015 fala-se da importância de ter um site que seja responsivo, mas por incrível que pareça, a quantidade de sites obsoletos até hoje é assustadora. Seja por desleixo ou por desconhecimento, o fato é que este “pequeno grande detalhe” faz com que, diariamente, vem perdendo perdendo posição no Google e consequentemente perdendo visibilidade e oportunidades de negócios.

Tudo culpa do tal Google, que há mais de 2 anos anunciou veementemente que os sites responsivos teriam maior pontuação e melhor posição nas buscas. De lá pra cá o poderoso buscador cumpri sua promessa, chegando até a ignorar completamente os sites que não estão preparados.

 

site-nao-era-responsivo-300x225 A importância de ter um site responsivo

O maior problema é que muitos empresários acham que apenas o fato do site abrir em um celular – mesmo ficando ilegível ou desconfigurado – o site está adequado, o que não é bem verdade.  Mesmo que, teoricamente, todo site abra em celulares ou tablets, apenas os responsivos consegue se ajustar a tela de forma automática.

 

Explicando um pouco do “tequiniquês”: um site responsivo é aquele que se adequa perfeitamente a qualquer resolução de qualquer aparelho que esteja acessando a página. O “se adequar perfeitamente” é ter todas as informações nítidas e organizadas na tela (independente do tamanho), sem a necessidade de dar zoom para ler algo ou rolar horizontalmente para continuar lendo a página. Entenda:

site-nao-era-responsivo-300x225 A importância de ter um site responsivo

A justificativa do Google para priorizar os sites responsivos é totalmente procedente: o volume de acessos a sites por meio de smartphones e tables está cada vez maior. Atualmente, mais de 50% dos acessos a sites comuns são feitos por iPhones ou Androids.

Você, certamente, acessa vários sites pelo seu celular, não é mesmo? Não há dúvida de que um site responsivo gera uma experiência positiva ao ser acessado, isso não foi só uma frescura do Google não.

Como saber se o site é responsivo

O primeiro teste que quase todo mundo faz é abrir o site no celular, mas isso não é muito confiável, pois existem sites com versão mobile – o que é totalmente diferente.

Existem alguns sites que fazer este teste, mas para verificar se o seu site está responsivo, num teste simples feito pelo computador e sem a necessidade de instalar programa, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o seu site por qualquer navegador e saia do modo tela cheia.
  2. Reduza manualmente a largura do navegador até a proporção mínima. A janela ficará achatada, como se fosse um celular.
  3. Se você conseguir ler perfeitamente todo conteúdo, sem a necessidade de dar zoom e não conseguindo fazer a rolagem horizontal, o site está responsivo.
  4. Se o site apresentar falhas no layout, textos ilegíveis, fotos cortadas ou rolagem lateral, não tenha dúvida que há algo errado.

Você também pode fazer testes com o zoom do seu navegador, deixando as letras maiores ou menores. Se o conteúdo permanecer organizado na tela, a página está responsiva.

Posso tornar meu site atual em responsivo?

Essa resposta depende de alguns fatores:

  • Se o seu site foi feito há muito tempo e está desatualizado, muito provavelmente a construção de um novo site dará menos trabalho do que torna-lo responsivo.
  • Se o seu site foi criado com um construtor amador (como wix ou aqueles oferecidos gratuitamente pelas hospedagens) nenhum programador terá acesso aos códigos-fonte, ou seja, não será possível adapta-lo.
  • Se o seu site foi desenvolvido em WordPress (o que é o ideal) ou Joomla e ainda não está responsivo, um bom profissional conseguirá fazer essa adequação com mais facilidade, aproveitando todo conteúdo e sem a necessidade de migração ou reconstrução total.

Dica: descubra em qual plataforma seu site foi construído, clicando aqui.

 

Conheça as nossas estratégias de marketing digital

Nós sabemos que pra dar resultado de verdade, não basta ter apenas um site ou postar aleatoriamente nas redes sociais. É preciso realizar um projeto conciso, desenvolvido totalmente de acordo com a sua realidade, as suas necessidades e principalmente com a linguagem que seu público deseja. Só assim os resultados serão alcançados.

Isso é justamente o que fazemos na agência 3 LADOS: o planejamento completo de marketing digital, integrando todas as ações necessárias para atingir o objetivo.

Sim, toda empresa pode ter ótimos resultados a partir da divulgação (correta) na internet, independente do segmento de atuação ou do que for comercializado. Sempre há uma estratégia adequada, basta estudar e implementar.

Nós podemos ajudar. Solicite uma proposta para entender exatamente o que podemos fazer para sua empresa crescer e se destacar.

Gabriel Lontra
Gabriel Lontra
Consultor de marketing digital e CEO da agência 3 LADOS. Formado em comunicação social e relações-públicas (IESB) e pós-graduado em marketing para produtos e serviços (Uni-CEUB), acumula mais de 12 anos de atuação na área de comunicação e marketing.

1 Comentário

  1. […] Seguindo essa forte tendência, o Google começou a priorizar os sites responsivos nos resultados das buscas. Hoje o fato de ser responsivo não é mais um diferencial, é uma obrigação de um bom site – falamos mais sobre isso na matéria “A importância de ter um site responsivo“. […]

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