Quanto custa um projeto de marketing digital profissional

Quanto vou gastar é a primeira pergunta que todo empresário faz, antes de iniciar um projeto de marketing digital. Os motivos da pergunta são absolutamente justificados, porém a palavra “gastar” é que está desenquadrada, ao se referir de marketing.

Toda verba destinada ao marketing deve ser entendida como investimento. Realizada a devida diferenciação, extremamente necessária, podemos prosseguir…

Antes de responder o quanto gastar, é preciso inverter a pergunta para “quais são as sua pretenções com marketing digital?”. O empresário dever ter suas expectativas bem definidas, sabendo exatamente:

 

O que pretende?

O quanto pretende?

Pra quando pretende?

Com que frequência pretende?

Em quanto tempo pretende?

 

As perguntas para essas respostas são imprescindíveis, porque o resultado sempre será proporcional ao investimento. Além disso, a imagem da sua empresa estará totalmente atrelada a produção do marketing.

Se divulgar/investir é preciso, a sua empresa precisa fazer a coisa com seriedade, da forma correta e bem feita. O valor exato a ser investido, depende totalmente da magnitude e da complexidade do projeto, mas para dar uma noção média de valores x ações necessárias para um projeto sério, será preciso:

  • Um bom site – sim, existem alternativas muito baratas para fazer site (como os construtores de sites oferecidos pelas hospedagens e os “Wix” da vida), mas se você deseja ter um site profissional essas alternativas devem descartadas. O valor para confecção do site será estipulado de acordo com a complexidade do layout, o tamanho do site e seus recursos.
    • Se o site custar menos de R$3.000,00 – por mais simples que seja – tenha certeza que há algo errado ou o resultado será amador.

 

  • Produção de conteúdo – todos que estão na internet sabem escrever, óbvio. Mas poucosconseguem prender a atenção do internauta. A produção de conteúdo adequada começa nas pesquisas para identificar os assuntos realmente procurados, estendendo os estudos para produção do conteúdo e finalizando com a estrutura plenamente adequada para internet. Se não seguir esses requisitos, muito provavelmente será apenas mais um texto chato que ninguém lerá. Os profissionais especializados costumam cobrar por volume de palavras.
    • O valor pode variar entre R$300,00 para um conteúdo avulso de aproximadamente 1500 palavras, até R$5.000,00 para produção de um e-book completo e ilustrado.

 

  • Sistema de autoresponder – é o que irá automatizar seu marketing, mantendo relacionamento constante e automático com seu público. Será a ferramenta responsável por armazenar seus contatos, monitorar os interesses e distribuir adequadamente as informações. É possível achar sistemas a partir de R$150,00 por mês, com recursos simples, permitindo 5.000 contatos.Os sistemas de e-mail marketing (Locaweb, Uolhost e etc) não pode ser considerado um sistema de autoresponder, o que eles mandam é SPAM.
    • O melhor sistema da adualidade custa $200,00 (sim, dólares) por mês.
    • A 3 LADOS têm o sistema LUVA, com todos os recursos que você precisa, a partir de R$350,00 por mês.

 

  • Impulsionamentos nas redes sociais – Você pode criar o melhor conteúdo do mundo e publicar no site mais legal, mas se não impulsionar você não terá visibilidade. Como o Facebook – que sem dúvidas é a principal rede social da atualidade – tem sua renda vinda de empresários anunciantes, tudo que você postar e não impulsionar terá a visualização mínima: 0,3% da audiência da sua página, por dia, por publicação. Qualquer usuário pode impulsionar, basta ter cartão de crédito, mas se você não seguir as técnicas específicas para definição de personnas e segmentação, muito provavelmente você será visto pela audiência errada e não terá resultado. Além disso, há configurações avançadas em um simples anúncio que potencializam os resultados. O investimento nessa ferramenta varia de acordo com a necessidade de resultado. Vale lembrar que nenhuma rede social substitui a necessidade de um bom site para sua empresa.
    • O orçamento mínimo para o Facebook varia de acordo com o tipo de anúncio, porém se o investimento for abaixo de R$100,00/mês, o resultado será pífio. Recomendamos que o investimento seja proporcional ao valor do produto e sua popularidade – não adianta querer investir R$20,00 pra vender um produto de 20 mil, por exemplo.

 

  • Campanhas impulsionadas no Google – muitas e muitas empresas sobrevivem apenas com anúncios no Google, devido ao alto volume de resultados. O potencial da ferramenta é tão grande e contempla tantos recursos que aproveitar todas as ferramentas acaba sendo uma tarefa complexa. Existe até um processo de certificação para operar a ferramenta do Adwords, com várias provas difíceis e que tem validade anual.
    • O Google Adwords também tem a variação de investimento de acordo com o tipo de anúncio. Para pagamento por boleto bancário, o valor mínimo é de R$40,00.

 

  • A estratégia para sincronizar todas as ferramentas e potencializar resultados – é aqui onde todos os investimentos anteriores valerão a pena e deixarão de ser ações desmembradas e avulsas, passando a ser um projeto conciso. A importância da atuação deste item vai desde a decisão de investir em um projeto de marketing até a mensuração do resultado, passando principalmente pela melhoria contínua das ações e configurações, até atingir os resultados desejados.
    • O valor dessa consultoria é proporcional aos resultados que você deseja versus a expertise de quem lhe prestará as informações.

Todos os valores aqui citados, são aproximados e podem sofrer variações (pra menor ou maior), de acordo com o escopo do projeto. O mais importante é fazer ações bem feitas, justamente para dar resultado. Cabe lembrar também que só é caro aquilo que não gera resultado.

 

Conheça as nossas estratégias de marketing digital

Nós sabemos que pra dar resultado de verdade, não basta ter apenas um site ou postar aleatoriamente nas redes sociais. É preciso realizar um projeto conciso, desenvolvido totalmente de acordo com a sua realidade, as suas necessidades e principalmente com a linguagem que seu público deseja. Só assim os resultados serão alcançados.

Isso é justamente o que fazemos na agência 3 LADOS: o planejamento completo de marketing digital, integrando todas as ações necessárias para atingir o objetivo.

Sim, toda empresa pode ter ótimos resultados a partir da divulgação (correta) na internet, independente do segmento de atuação ou do que for comercializado. Sempre há uma estratégia adequada, basta estudar e implementar.

Nós podemos ajudar. Solicite uma proposta para entender exatamente o que podemos fazer para sua empresa crescer e se destacar.

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NAIARA MENDES DE MELO
5 anos atrás

Olá tudo bem? Sou Naiara Mendes, ortodontista, proprietária do Instituto Northo desde 1998 localizado no Brasília Shopping e gostaria de marcar uma reunião com vcs pois esse ano quero investir em publicidade e propaganda e o que mais for necessário para fazer minha clínica ficar bem conhecida. Gostaria de orientação sobre todas as áreas em que vcs poderiam me ajudar e o que devo fazer para que eu alavanque pacientes e tenha destaque em Brasília.
Meu site se quiserem já pesquisar o que tenho feito e como é a clínica e pensar em algum planejamento : http://www.northo.com.br
Obrigada

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