Os 8 piores erros na produção de conteúdo para internet

erros-de-marketingSua empresa resolve entrar nas redes sociais. Daí o blog e o perfil no Facebook são montados. Você gasta dinheiro, tempo e esforço neste projeto. Aparentemente as postagens estão bem interessantes, mas depois de tanto sacrifício, pouco resultado é obtido. As mídias ficarão abandonadas.

Quem nunca passou por isso?

O abandono das estratégias digitais, quando produzidas amadoramente, costuma ser o destino inevitável de um projeto que tinha tudo para dar certo. Pior ainda é que, na maioria dos casos de insucesso, o empresário fica com aquela frustrante sensação de que “isso não funciona” ou “não dá resultado”.

Estes são pensamentos totalmente equivocados.

A ausência de resultados pela internet é causado, 90% das vezes, por erros durante a produção da estratégia. Não é culpa da internet, pois o público está lá. Provavelmente sua empresa é que não soube se comunicar adequadamente. O que não pode ser desprezado é a experiência da sua empresa, que certamente tem informações relevantes a serem compartilhadas!

Para evitar o fracasso nas estratégias digitais, a 3 LADOS compartilha 8 erros comuns a serem evitados, quando sua empresa decide optar pelo caminho da internet. Confira!

1 – Ego da informação

Nem sempre o que você quer dizer é o que o seu público deseja aprender. Se você não está abordando um assunto de amplo interesse e alta procura, não adianta fazer a matéria mais bem escrita que o público não acessará. Obvio? Nem tanto. A grande maioria dos empresários tem a visão fixa em querer vender, mas a maioria dos consumidores tem o interesse em aprender.

2 – Baixa relevância

Você gastaria seu tempo com algo que não é do seu interesse? Não, nem eu e nem o seu público. Uma boa matéria tem que resolver um problema ou enaltecer o conhecimento relevante. Apenas querer vender não basta, sua empresa tem que ser proativa e engajadora, transmitindo informações preciosas. Só assim você terá audiência.

3 – Má estruturação do conteúdo

Não adianta encher linguiça, na internet menos é mais. Se deixar a melhor parte do seu conteúdo no final da matéria, poucas pessoas terão a paciência de chegar até lá. Apenas texto corrido e sem diagramação não motiva o público a ler, ao contrário, afasta. Lembre-se também que a linguagem deve estar adequada ao seu público e à internet.

4 – Título pouco chamativo

Da mesma forma que o rótulo de um produto serve para chamar a atenção, o título do seu conteúdo é o que gera o clique para ler mais. Títulos vagos ou muito extensos não são eficientes. Ao ler a chamada, é importante que a pessoa sinta-se atraída a clicar.

5 – Ausência de chamada de ação

Para que acha que o sucesso de um post vem do número de curtidas ou compartilhadas, apresentamos o indicador mais precioso: a chamada de ação. Se o seu conteúdo termina apenas com a conclusão do texto, você está desperdiçando uma ótima oportunidade para estender o engajamento e até mesmo fechar uma venda. Mas cuidado, a chamada de ação deve ser tão atraente e tentadora quanto o resultado que você pretende com ela.

6 – Falta de estrutura SEO

o que não está no Google não existe

A matéria tem que estar em um site muito bem projetado, para ser interpretado pelos mecanismos de busca e para aparecer em melhor posição. Caso contrário sua matéria será como uma barra de ouro dentro de um saco preto. Existem mais de 100 práticas para melhor posicionar um site nas buscas, mas é claro que as principais táticas estão atreladas apenas ao fato do site estar bem estruturado.

7 – Pouca promoção do conteúdo

Apenas escrever e publicar não basta. Depois de tomar os cuidados dos 6 passos anteriores, as formas adotadas para divulgação da matéria é que irão acelerar o sucesso da sua postagem. Nesta hora a correta utilização das redes sociais faz-se primordial. Lembre-se que apenas postar no Facebook não basta, é recomendável impulsionar (pagando) o conteúdo e/ou compartilha-lo no maior número de grupos de interesse.

8 – Ausência de persistência

Nenhuma empresa virará um sucesso na internet com apenas uma ou duas postagens. A regra para o marketing digital é clara: quanto mais conteúdo, melhor. A presença digital é uma tarefa árdua e complexa, que exige determinação e persistência, compartilhando o máximo de informações. Além da quantidade, a qualidade das matérias deve estar presente em todas, seguindo os 7 cuidados citados acima.

Seja produzindo conteúdos internamente ou por meio de agencia de comunicação, o empresário deve ter conhecimento suficiente para avaliar a qualidade da informação.Ao evitar, rigorosamente, as 8 causas listadas, as chances de sucesso em seu conteúdo aumentam exponencialmente, fortalecendo sua estratégia de marketing digital.

Conheça as nossas estratégias de marketing digital

Nós sabemos que pra dar resultado de verdade, não basta ter apenas um site ou postar aleatoriamente nas redes sociais. É preciso realizar um projeto conciso, desenvolvido totalmente de acordo com a sua realidade, as suas necessidades e principalmente com a linguagem que seu público deseja. Só assim os resultados serão alcançados.

Isso é justamente o que fazemos na agência 3 LADOS: o planejamento completo de marketing digital, integrando todas as ações necessárias para atingir o objetivo.

Sim, toda empresa pode ter ótimos resultados a partir da divulgação (correta) na internet, independente do segmento de atuação ou do que for comercializado. Sempre há uma estratégia adequada, basta estudar e implementar.

Nós podemos ajudar. Solicite uma proposta para entender exatamente o que podemos fazer para sua empresa crescer e se destacar.

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