Afinal, o que é inbound marketing?

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Desde que a 3 LADOS se especializou em marketing digital e começou a oferecer o inbound marketing para as empresas de Brasília, em todas as reuniões o nome “amerizanizado” inevitavelmente é citado. O engraçado é que de todas as reuniões, 90% dos empresários desconheciam o que era, 10% sabia por alto do que se tratava e 100% concordou com o potencial e demonstrou interesse na estratégia.

Para esclarecer detalhadamente o que é o “inbound marketing” e quais são as principais objeções, desenvolvemos esta matéria.

A tradução literal é “marketing de entrada”. O conceito popular é o famoso “marketing de conteúdo” ou marketing de atração.

A definição mais assertiva é uma versão aprimorada do marketing de conteúdo que utilizada estratégias de interação e aproveita todo potencial da internet ao seu favor.

Em síntese, o objetivo é atrair pelo conteúdo, gerando autoridade no assunto, nutrindo os potenciais clientes com informações totalmente relevantes e realizando ofertas em momentos estratégicos. A principal diferença é que, diferente do marketing tradicional e saturado, a sua empresa não ficará vendendo apenas preço ou ofertas insistentemente aos clientes; o cliente que procurará a sua empresa e pedirá para receber mais informações.

Um dado super relevante, que deve ser considerado em qualquer estratégia de marketing, é que 93% dos consumidores potenciais estão na internet. Outro fato, que certamente envolve você e qualquer outro consumidor no mundo, é um comportamento em comum –  todos nós, no mínimo uma vez por semana, temos o hábito de:

  1. Ler e-mails
  2. Navegar nas redes sociais
  3. Fazer pesquisas na internet
  4. Consumir informações

É justamente aproveitando estes hábitos que o inbound marketing atua, fazendo com que sua marca esteja presente em (preferencialmente) todos os hábitos, principalmente quando uma necessidade é identificada pelo seu consumidor. Fazendo-se presente e relevante, as chances da venda ser fechada com sua empresa aumenta exponencialmente.

O processo parece simples:

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Porém para se obter o resultado almejado, são necessários inúmeros cuidados e peculiaridades, para que o fluxo seja percorrido e a conversão aconteça.

Duvida deste tipo de marketing? Bata parar e pensar: você gosta do vendedor chato no seu pé? Gosta de receber ligações a toda hora? Lê todos os panfletos colocados em sua caixa de correio? Abre os SPANs que recebe no e-mail? O seu cliente diria não para todas essas perguntas. Ou seja, essas são ações batidas e saturadas que, se usadas isoladamente, não funcionam mais!

O inbound marketing, sem dúvida alguma, é a forma de vendas mais atualizada e que gera maior faturamento. Os especialistas afirmam que a crise será muito mais devastadora para as empresas que permanecerem se atendo a linha de preço e oferta insistente.

Dica: pesquise, baixe e-books, assista vídeos no youtube sobre o assunto. Realizar ações de inbound não é impossível nem inviável, basta investir bastante tempo em conhecimento ou contratando uma agência especializada.

Conheça as nossas estratégias de marketing digital

Nós sabemos que pra dar resultado de verdade, não basta ter apenas um site ou postar aleatoriamente nas redes sociais. É preciso realizar um projeto conciso, desenvolvido totalmente de acordo com a sua realidade, as suas necessidades e principalmente com a linguagem que seu público deseja. Só assim os resultados serão alcançados.

Isso é justamente o que fazemos na agência 3 LADOS: o planejamento completo de marketing digital, integrando todas as ações necessárias para atingir o objetivo.

Sim, toda empresa pode ter ótimos resultados a partir da divulgação (correta) na internet, independente do segmento de atuação ou do que for comercializado. Sempre há uma estratégia adequada, basta estudar e implementar.

Nós podemos ajudar. Solicite uma proposta para entender exatamente o que podemos fazer para sua empresa crescer e se destacar.

Gabriel Lontra
Gabriel Lontra
Consultor de marketing digital e CEO da agência 3 LADOS. Formado em comunicação social e relações-públicas (IESB) e pós-graduado em marketing para produtos e serviços (Uni-CEUB), acumula mais de 12 anos de atuação na área de comunicação e marketing.

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