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Saiba como as novas carinhas do Facebook podem influenciar na campanha da sua empresa

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Você está navegando rotineiramente no Facebook, quando, de repente, surge uma nova moda e todos começam a postar a mesma coisa. Aí surge um novo viral. Certamente você já se deparou com essa situação ao ver muitos “memes” que viraram hit social. Agora a nova onda na rede do Zuckerberg são 5 tipos de carinhas, além do velho botão de curtir.

image-300x169 Saiba como as novas carinhas do Facebook podem influenciar na campanha da sua empresa

A novidade está disponível para todos os usuários do Facebook e, nos próximos dias, sem sobra de dúvidas, cada um vai usar as carinhas para se expressar de alguma forma.

Você deve estar pensando: Legal, mas em que isso pode influenciar na campanha de rede social da minha empresa?

Respondo: Negativamente e image-300x169 Saiba como as novas carinhas do Facebook podem influenciar na campanha da sua empresapositivamente! A primeira resposta objetiva e direta é: influencia  na qualidade da sua campanha. Mas… há uma possibilidade a mais de dar um “tiro no pé”.

Vejamos o seguinte: desde o início, o Facebook orgulha-se em divulgar que é gratuito e sempre será – isso para o usuário, é claro. A rede social só alcançou tal magnitude devido a algumas regras e normas, que buscam a qualidade de conteúdo e relevância de interesse. Isso foi uma excelente forma de unir o “útil e agradável” ao lado comercial da coisa, pois se a empresa não pagar para impulsionar qualquer anúncio, o resultado de visualização é quase nulo. Olha que justo: o usuário usa de graça e as empresas, que teoricamente têm mais dinheiro, têm que pagar para divulgar.

Antes de prosseguir, vamos relembrar alguns fatos!

Engana-se o empresário que pensa que vários likes é sinônimo de popularidade social. Engana-se mais ainda a empresa que acha que por ter “X” curtidas, tudo que for publicado às “X” pessoas virão. Também engana-se o empresário que acha que é só pagar que a publicação será impulsionada.

Buscando a qualidade de conteúdo, citada há pouco nesta matéria, o Facebook tem várias regras que uma campanha deve seguir, antes de ter o impulsionamento aprovado. A mais desafiadora, propositalmente, é que o anúncio gráfico não pode ter mais de 20% de texto e, acredite, eles conseguem calcular isso precisamente. Além dessa, existem mais 15 regras que podem reprovar seu anúncio.

Ok, mas o que isso tudo tem a ver com as novas carinhas?

Se já não era fácil fazer uma campanha bem feita (e aprovada), a partir de agora o público avaliará, com as carinhas, a qualidade do conteúdo de um anúncio. Os usuários poderão, por exemplo, avaliar seu post impulsionado com a carinha “grrr”, representando repúdio.

Pense que desastroso seria fazer uma campanha, investir em produção e impulsionamento e ter um elevado índice (público) de rejeição. Desastroso, mesmo! Concorda?

image-300x169 Saiba como as novas carinhas do Facebook podem influenciar na campanha da sua empresa

Se antes os usuários tinham apenas duas opções básicas no Facebook (curtir e comentar), agora ele pode até fazer cara feia para seu produto ou serviço, no mundo real e/ou virtual.

Note que a novidade do Facebook segue a tendência de qualidade e veracidade do marketing. Cada vez mais as empresas que não seguirem a relevância e insistirem em fazer a famosa “propaganda enganosa”, tenderão ao insucesso rápido.

O outro lado dessa novidade representa ótimas oportunidades. Além de mais possibilidades de engajamento, se o conteúdo seguir os princípios de qualidade, ele poderá resultar em muitos sorrisos (literal e virtualmente).

Este é um fato indiscutível:  é grande a influência das redes sociais no comportamento de compra, além disso, aumenta a exigência de mais profissionalismo das campanhas!

Conheça as nossas estratégias de marketing digital

Nós sabemos que pra dar resultado de verdade, não basta ter apenas um site ou postar aleatoriamente nas redes sociais. É preciso realizar um projeto conciso, desenvolvido totalmente de acordo com a sua realidade, as suas necessidades e principalmente com a linguagem que seu público deseja. Só assim os resultados serão alcançados.

Isso é justamente o que fazemos na agência 3 LADOS: o planejamento completo de marketing digital, integrando todas as ações necessárias para atingir o objetivo.

Sim, toda empresa pode ter ótimos resultados a partir da divulgação (correta) na internet, independente do segmento de atuação ou do que for comercializado. Sempre há uma estratégia adequada, basta estudar e implementar.

Nós podemos ajudar. Solicite uma proposta para entender exatamente o que podemos fazer para sua empresa crescer e se destacar.

Gabriel Lontra
Gabriel Lontra
Consultor de marketing digital e CEO da agência 3 LADOS. Formado em comunicação social e relações-públicas (IESB) e pós-graduado em marketing para produtos e serviços (Uni-CEUB), acumula mais de 12 anos de atuação na área de comunicação e marketing.

6 Comentários

  1. Renata disse:

    Muito boa a matéria ! ☺️

  2. Excelente Gabriel, obrigado.

  3. Sandro disse:

    Muito Boa a matéria, Pensava que era apenas colocar a post e impulsionar e pronto. Obrigado pelo esclarecimento

  4. Ótima matéria. Acho que vamos passar um certo tempo entendendo o impacto das novas referências. O importante é entender como o Facebook vai usar essas informações para mostrar novas publicações na time line.

  5. Andrade disse:

    Olá

    Achei muito interessante esse seu artigo, me ajudou bastante, gosto de conteúdo assim, relevante e que ajudem de verdade. Parabéns.

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