Site icon Marketing digital em Brasí­lia – Agência 3 LADOS

Afinal, o que é inbound marketing?

Desde que a 3 LADOS se especializou em marketing digital e começou a oferecer o inbound marketing para as empresas de Brasília, em todas as reuniões o nome “amerizanizado” inevitavelmente é citado. O engraçado é que de todas as reuniões, 90% dos empresários desconheciam o que era, 10% sabia por alto do que se tratava e 100% concordou com o potencial e demonstrou interesse na estratégia.

Para esclarecer detalhadamente o que é o “inbound marketing” e quais são as principais objeções, desenvolvemos esta matéria.

A tradução literal é “marketing de entrada”. O conceito popular é o famoso “marketing de conteúdo” ou marketing de atração.

A definição mais assertiva é uma versão aprimorada do marketing de conteúdo que utilizada estratégias de interação e aproveita todo potencial da internet ao seu favor.

Em síntese, o objetivo é atrair pelo conteúdo, gerando autoridade no assunto, nutrindo os potenciais clientes com informações totalmente relevantes e realizando ofertas em momentos estratégicos. A principal diferença é que, diferente do marketing tradicional e saturado, a sua empresa não ficará vendendo apenas preço ou ofertas insistentemente aos clientes; o cliente que procurará a sua empresa e pedirá para receber mais informações.

Um dado super relevante, que deve ser considerado em qualquer estratégia de marketing, é que 93% dos consumidores potenciais estão na internet. Outro fato, que certamente envolve você e qualquer outro consumidor no mundo, é um comportamento em comum –  todos nós, no mínimo uma vez por semana, temos o hábito de:

  1. Ler e-mails
  2. Navegar nas redes sociais
  3. Fazer pesquisas na internet
  4. Consumir informações

É justamente aproveitando estes hábitos que o inbound marketing atua, fazendo com que sua marca esteja presente em (preferencialmente) todos os hábitos, principalmente quando uma necessidade é identificada pelo seu consumidor. Fazendo-se presente e relevante, as chances da venda ser fechada com sua empresa aumenta exponencialmente.

O processo parece simples:

Porém para se obter o resultado almejado, são necessários inúmeros cuidados e peculiaridades, para que o fluxo seja percorrido e a conversão aconteça.

Duvida deste tipo de marketing? Bata parar e pensar: você gosta do vendedor chato no seu pé? Gosta de receber ligações a toda hora? Lê todos os panfletos colocados em sua caixa de correio? Abre os SPANs que recebe no e-mail? O seu cliente diria não para todas essas perguntas. Ou seja, essas são ações batidas e saturadas que, se usadas isoladamente, não funcionam mais!

O inbound marketing, sem dúvida alguma, é a forma de vendas mais atualizada e que gera maior faturamento. Os especialistas afirmam que a crise será muito mais devastadora para as empresas que permanecerem se atendo a linha de preço e oferta insistente.

Dica: pesquise, baixe e-books, assista vídeos no youtube sobre o assunto. Realizar ações de inbound não é impossível nem inviável, basta investir bastante tempo em conhecimento ou contratando uma agência especializada.

Sair da versão mobile